Power BI – Muito além de um visual legal

Tempo de leitura: 4 minutos

A possibilidade de aplicar um designer visual no Power B.I. de forma rápida realmente impressiona, além do mais você pode combinar também com outras ferramentas de designer. Porém, a ferramenta possui inúmeros diferenciais que realmente colocam o Microsoft Power BI entre uma das principais e mais utilizadas ferramentas de B.I. (Business Inteligence) do mundo.

Adicionar texto alternativo

As etapas que antecedem a visualização de dados: são responsáveis pela fidedignidade e tempestividade dos dados, o que há de melhor no Power BI é possível implementar nesta única ferramenta: Captação de Dados, ETL, Modelagem , Segurança e visualização, que vão transformar dados complexos em informações relevantes. Também pode se contar com uma forma de implementação bastante intuitiva, que com certeza, vem trazendo mais e mais adeptos ao Power BI.

Adicionar texto alternativo

O que vem antes da visualização do Painel?

Em linhas gerais, uma vez que entendidos os pré-requisitos com a área solicitante, de forma básica temos 4 processos principais..

#Identificar as fontes de Dados

Onde estão os dados? quais são? Seria banco de dados, planilhas, One Drive, página Web, relatórios, PDF, outras fontes? É de suma importância obter estas respostas e mapear a disponibilidade das fontes.

#Limpeza e Transformação de Dados

Supondo que você tenha arquivo do tipo .csv (arquivo texto separado por vírgula) e nele contenha linhas em branco, valores nulos, colunas que deveriam está separadas e estão juntas... Através desta etapa, utilizando o Power Query do PowerBI, é possível colocar os passos que são necessários para esta "limpeza" e na próxima vez que um arquivo vier com as mesmas características ele já estará como pronto, da forma que precisamos. Mais em: Power bi goiânia

Adicionar texto alternativo

Você consegue avançar muito na utilização do Power Query, unidade responsável dentro do Power BI pelo ETL. Nesta etapa, de uma forma muito dinâmica você consegue utilizando apenas cliques no mouse (fazendo acontecer automaticamente uma complexa linguagem, M, ser construída) de uma única vez fazer uma "normalização" dos dados, limpando, corrigindo e o mais importante ainda transformando os dados, para que na próxima Extração tudo esteja automático.

#Modelagem de Dados

Nesta etapa são criadas métricas, indicadores (KPI), relacionamentos, RLS (Row Level Security). Sem dúvida é um das etapas mais importantes em uma ferramenta de BI, e que consumirá bastante horas do projeto.

Adicionar texto alternativo

#Visualização de dados

Nesta etapa, você organiza o seu visual e define as interações que o usuário final terá, e após concluir você publica no Serviço Online do PowerBI, onde há controle de acesso, e a informação será disponibilizada aos interessados.

O Grande atrativo do Power BI é que você NÃO precisa necessariamente ser da área de T.I. (Tecnologia da Informação) para conseguir dominar a ferramenta. A T.I. é uma área aliada ao profissional de B.I fazendo a Governança para garantir segurança e disponibilidade dos recursos necessários (acessos, fontes de dados, consultas).

Há muitos profissionais que utilizam Power BI, que são de áreas de negócios, tais como: analistas contábeis, de controladoria, de finanças, profissionais liberais, dentre outros, atestando ser esta uma ferramenta de fácil adaptação e intuitiva. Mais em: Power bi goiânia

#Segurança de Dados

Com a nova Lei de Proteção de Dados há de se tomar precauções, no sentido de garantir que a informação esteja protegida e disponível há quem se destina. Informações que antes circulavam sem controle de acesso, tais como, planilhas enviadas via e-mails , chats ou publicadas via link na web, trazendo vulnerabilidade a organização, gerando a possibilidade implicações legais, caso vazem dados e informações de usuários.

O power Bi vem como uma solução efetiva de segurança, no sentido que segundo a própria Microsoft é possível:

  • Classificar e rotular dados como confidenciais,
  • Impor politicas de governança e modelagem de dados com aplicação de RLS (Row Level Security) Segurança em Nível de Linha: que faz com que a informação seja tratada já na raiz.
  • Monitorar e proteger atividades dos usuários em dados confidenciais em tempo real
  • Possuir grupos de segurança, perfil de usuários, administradores, e controle de acesso as informações

#Finalizando

A ferramenta não se limita ao visual, ela vai além de bons gráficos. Você tem todo um processo de ETL (Extração, transformação e carga.. em tradução livre) a disposição do analista para implementar uma robusta e segura solução de Business Inteligence.

Espero que já na próxima vez você ver um Dashboard, feito em Power BI, você tenha uma ideia melhor do processo envolvido, e busque implementar soluções incríveis, certamente vai potencializar a forma de monitorar a organização.

Até a próxima.

Luiz Augusto Lustoza

Esp. Engenharia Econômica Financeira Projetos/Investimentos - UFG/GO EMC @luizaugusto_lustoza

Power bi goiânia

Sou Impulsionador de Negócios e Carreiras, Administrador, Educador, com habilitação em Análise de Sistemas Gerenciais e M.B.A. em Finanças Empresariais com Ênfase em Controladoria e Gestão de Custos.