10 Habilidades que você precisa ter para aumentar sua empregabilidade até 2020

Tempo de leitura: 6 minutos

habilidades

O Último Fórum Econômico Mundial apresentou uma lista com 10 habilidades que todo profissional necessita obter até 2020, para que  se mantenha com bom nível de empregabilidade (capacidade de se manter empregado), são elas:


  • #1  Resolução de problemas Complexos
    #2  Pensamento Crítico
    #3  Criatividade
    #4  Gestão de Pessoas
    #5  Coordenação
    #6  Inteligência Emocional
    #7  Capacidade para Tomada de Decisões
    #8  Orientação para Servir
    #9  Negociação
    #10 Flexibilidade Cognitiva

Há uma grande tendência que a maioria das ocupações atuais sofram alterações, isto é justificável devido a grande transformação e a chamada "Quarta Revolução Industrial: era da robótica, inteligência artificial e aprendizagem automática".

Estas mudanças farão que nos próximos anos algumas profissões surjam e outras simplesmente deixem de existir. E, ainda segundo o Fórum Econômico Mundial, as 10 habilidades profissionais listadas acima tem uma importante ligação a uma maior flexibilidade e a adaptabilidade esperada dos novos profissionais neste novo contexto.   

Aqui o Link do estudo Completo (em inglês) do estudo "The Future of Jobs" (O futuro do trabalho em tradução livre)  

Continue ler este artigo para ter um breve resumo de cada habilidade.

 

#1  Resolução de problemas Complexos

Novos problemas aparecem com a mesma velocidade com que surgem novas tecnologias, produtos e serviços. E, cada vez mais surgem problemas totalmente novos, sem histórico de resoluções em que o profissional necessitará de uma maior flexibilidade, e também olhar crítico sobre a situação, para poder atuar de forma assertiva e não deixar o problema gerar prejuízos significativos a organização.

#2  Pensamento Crítico

Se você é um profissional hoje capaz de analisar uma situação e fazer as perguntas certas para reconhecer causas e não tratar paliativamente apenas as consequências, você têm esta habilidade.

O Próprio Fórum Econômico Mundial, nos ensina que através do uso da Lógica e da racionalização podemos identificar o quão forte ou fraco é a solução proposta para um problema.  O pensar crítico é ir além do que está na sua frente, é ver o que está por trás e o que vai além.

#3  Criatividade

Ser Criativo no meio corporativo ou na sua carreira, exige que você trabalhe com ideias incomuns, em fluxos diferentes dos habituais. Literalmente é "pensar fora da caixa", "ver através de outras perceptivas".

Neste ponto, você é um profissional que busca implementar novas maneiras de resolver problemas.

#4  Gestão de Pessoas

Nos dias atuais, melhor do que ter a pessoa certa no momento certo, e que esta pessoa esteja fazendo a coisa Certa. Alocar de forma correta seus recursos humanos é fundamental para uma melhor produtividade e até mesmo satisfação do indivíduo.

Para tanto, o profissional deve ter habilidades em motivar (mesmo a motivação sendo algo do próprio indivíduo; saber quais gatilhos funcionam neste processo), desenvolver e dirigir as pessoas com quem se envolve. Além de identificar quais as melhores opções para cada projeto.

Esta habilidade deixa Implícito que o mercado espera  uma postura de um Líder Agregador e não um Chefe autoritário com foco em cargos e hierarquia.

#5  Coordenação

Muitos acham que coordenar está apenas ligado a atividade de gerência/liderança, mas o que se espera mesmo é que esta habilidade faça parte do perfil profissional do indivíduo, onde ele deve ser capaz de coordenar suas próprias tarefas, ser capaz de identificar entre as inúmeras tarefas que recebe qual é urgente ou importante.

E, esta habilidade você pode complementar aperfeiçoando ainda a sua capacidade de coordenar outras pessoas, avaliando desempenho de forma justa e realista e realizando feedbacks.

#6  Inteligência Emocional

Esta habilidade busca que o Indivíduo conheça suas emoções e as emoções dos outros e lide de forma que haja uma harmonia e interação. Agindo assim  surge um ambiente em que as ações tomadas possam fluir de forma produtiva, e acaba sendo uma relação em que todos ganhem.

#7  Capacidade para Tomada de Decisões

Já há algum tempo a capacidade de tomar decisões figura em listas das habilidades mais exigidas por quem contrata. E, ela continua a ser importante.

Não adianta nada um profissional saber a solução para o problema ou ter uma nova ideia mirabolante e não tomar atitude para resolver determinada questão ou implementar suas ideias.

Além do mais esta capacidade alia a habilidade do profissional ter trazer um conjunto de informações que permitirá que a decisão tomada seja a mais assertiva possível.

#8  Orientação para Servir

Esta habilidade está voltada para o profissional que se adapta bem ao trabalho em equipe, que está disposto a ser parte de um todo, contribuindo com idéias e ações, com flexibilidade e disposição para aceitar delegações e está atendo a prazos.

#9  Negociação

Muitos acreditam que negociar é apenas algo ligado a comércio. Mas, isto é uma visão equivocada da negociação, por que o simples fato de relacionar-se com outras pessoas já faz parte de uma negociação. Uma dica importante aqui é que todo negociador tem uma outra habilidade intrínseca que é a de um bom conciliador.

#10 Flexibilidade Cognitiva

A habilidade que é demandada no item 10, trata-se da capacidade do indivíduo gerar ou até mesmo usar diferentes conjuntos de regras e cenários e conseguir agrupar isto de formas diferentes, de um forma que gere melhores resultados.

 

Vimos neste artigo que as 10 habilidades apontadas pelo Fórum Mundial Econômico:   Resolução de problemas Complexos |   Pensamento Crítico |  Criatividade |  Gestão de Pessoas |   Coordenação |  Inteligência Emocional |  Capacidade para Tomada de Decisões | Orientação para Servir | Negociação e  Flexibilidade Cognitiva, e que estas habilidades, segundo o F.E.M, faram que você possa ser manter com maior capacidade de se manter no mercado de trabalho e com chances de galgar melhores posições.

Vale lembrar aqui que outras habilidades ainda são  diferenciais competitivos, o que o fórum nos traz só é um indicativo de tendências devido ao novo panorama que eles vislumbram para os próximos anos.

E você ? Qual habilidade você valoriza mais entre estas listadas aqui e quais você incluiria?

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você, se gostou comente ou compartilhe este conteúdo para que mais pessoas tenham acesso.

Até o próximo artigo.

Luiz Augusto

Fontes:

Sou Impulsionador de Negócios e Carreiras, Administrador, Educador, com habilitação em Análise de Sistemas Gerenciais e M.B.A. em Finanças Empresariais com Ênfase em Controladoria e Gestão de Custos.